INSPEÇÕES E TRABALHOS SUBAQUÁTICOS ATRAVÉS DE ROV

Trabalho apresentado no XXXI – SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS – SNGB

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS – BELO HORIZONTE – MG, 15 A 18 DE MAIO DE 2017

Serviço com ROV - plugagem temporária
Serviço com ROV – plugagem temporária

RESUMO
A Hibbard Inshore, empresa com muitos anos de experiência em operações subaquáticas inshore com ROV, foi contratada a fim de executar inspeções e trabalhos subaquáticos nas UHE de Yauco I e Yauco II (PREPA – Puerto Rico Electric Power Authority).


Os trabalhos em Yauco I podem ser resumidos em: mapeamento, dimensionamento e remoção de sedimentos em rock trap, remoção das grades quebradas e deslocadas no túnel de adução e instalação de novas grades. A profundidade das operações era de 100 metros, aproximadamente.


Em Yauco II foi instalado um bulkhead (tampão) a fim de executar manutenção em válvula. Todas as operações em Yauco I e Yauco II foram executadas somente com o ROV e sem auxílio de mergulhadores.


Em outra UHE situada na América Latina, da qual não podemos declarar o nome por acordo de não divulgação, foi executada uma inspeção com um equipamento especial, a fim de detectar infiltrações e vazamentos de água dentro de um túnel. Após a detecção dos pontos de infiltração, foram mapeados os caminhos da água.

Continuar lendo a Paper

sngb_trabalho_hibbard