Inspeção de barragens com ROV e sonar

Inspeção de barragens com ROV e sonar

Entenda a importância de utilizar um sonar de imagem de altíssima definição nas inspeções subaquáticas

Nesse vídeo comparativo podemos observar a diferencia entre o sonar de imagem de altíssima definição e uma câmera vídeo durante uma inspeção subaquática em estrutura de concreto de uma barragem.

A utilização do sonar de imagem de altíssima definição é necessária, pois por meio dele se conseguem observar, com alto detalhamento, as estruturas a serem inspecionadas, mesmo em águas totalmente turvas, barrentas e escuras. Além disso, o sonar possibilita um alcance de visão de vários metros e, por isso, contrariamente a um vídeo de filmadora, consegue inspecionar minuciosamente a totalidade da estrutura. O sonar de altíssima definição possui também capacidade de executar medidas planas, como, por exemplo, medir a largura de uma fissura, o tamanho de um descalço, a área de uma erosão etc.

No vídeo acima e na imagem a seguir, observa-se o caso real de uma inspeção subaquática no rio Pomba (MG), onde a água era totalmente turva, com visibilidade zero. No mesmo momento em que a câmera de vídeo não observava nada, o sonar de imagem de altíssima definição conseguiu observar uma anomalia muito grave: uma erosão profunda num muro de concreto, com armadura exposta e faltante.

É notável que a imagem de sonar possui um alcance de visão muito grande; na imagem a seguir há cerca de 16 m² de área visível em um único quadro. Em condições de águas claras de reservatório, a uma profundidade de cerca 3 metros, uma câmera de vídeo consegue alcançar no máximo 1 metro de profundidade e cerca de 50 centímetros de largura, em uma área visível de, no máximo, 0,5 m².

Hibbard Inshore Brasil
Hibbard Inshore Brasil

Entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em lhe apresentar nossos serviços em detalhes e lhe propor a solução mais pratica, eficaz e econômica para atender sua necessidade.

Conheça todas as soluções de inspeção subaquáticas da Hibbard Inshore Brasil.